A recuperação chegou. E agora?

15/11/2011 16:43

 


Hoje é comum que as crianças e adolescentes se envolvam com diversas opções de atrativos, principalmente na internet e televisão,  e com isso acabam se esquecendo das obrigações escolares. Quando as obrigações escolares não são cumpridas, o aluno compromete sua aprendizagem não conseguindo atingir uma média legal para passar de ano. Para muitos, a recuperação é castigo de professor e uma forma de prendê-los na escola, mas, na verdade a recuperação é uma chance de esclarecer dúvidas com o professor, aprender o que foi deixado passar e de ter uma nova avaliação a fim de poder passar de ano. É um momento de estudo específico para estudar somente as matérias que foram de difícil entendimento.

Existem dois métodos de recuperação:

Recuperação Contínua: É realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. É feita também através de aulas extras para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais contato com a matéria.

Recuperação Paralela: É realizada no final de cada semestre onde o aluno recebe junto com o boletim um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro com um plano de estudo anual. Após o término dessas aulas, o aluno fará uma prova a respeito do conteúdo dado no plano de estudo específico e será aprovado se conseguir atingir a nota necessária.

Apesar de parecer ruim, a recuperação é uma excelente chance para aqueles que tiveram dificuldade durante o ano letivo para compreender determinados tópicos em diferentes matérias. É uma forma de esforçar e aproveitar o tempo perdido no decorrer do ano. Para os que ficaram para recuperação, o melhor a se fazer é estudar e garantir o próximo ano em outra série com outras matérias, outros professores, outros alunos, talvez outra escola...

Algumas dicas para memorizar e aprender mais:

- As atividades indicadas para casa, devem ser feitas no mesmo dia , antes que o aulno durma, independente do horário em que ele estude;

- Esteja relaxado para começar os estudos, pois se estiver ansioso não conseguirá aprender;

- Marque no texto as palavras que julga importante; 

- A cada seis minutos levante-se e fale com alguém ou tome um copo com água para relaxar e não sobrecarregar o cérebro; 

- Não se preocupe em memorizar, apenas leia e circule palavras importantes; 

- Pare a cada meia-hora e relaxe; 

- Volte aos estudos lendo as palavras circuladas; 

- Faça uma espécie de mapa e cole na mesa ou na parede; 

- Sempre passe pelo mapa e dê uma olhada; 

- Estude somente duas horas, pois o cérebro sobrecarregado não funciona tão bem; 

- Se necessário for estudar mais de duas horas, pare por 15 minutos e tome um suco, converse e relaxe;

- Em todas as situações é importante a participação dos pais, apoiando e monitorando as atividades dárias;

- Em situações extremas, onde o aluno não consegue superar as dificuldades, é importante avaliar a possibilidade de um apoio exlusivo com aulas de reforço particular e individual. 

Fonte:  Brasilescola